Ja-bu-ti-ca-ba

Sobre a vez em que minha sobrinha de 4 anos me ensinou uma valiosa lição: toda conversa começa num nível conceitual.

Estamos em um dia lindo e ensolarado de janeiro, no Brasil.
Eu estou trabalhando no meu laptop.
Ela está fazendo a coisa que mais gosta na vida: desenhando.
De repente, como se estivesse pensando em voz alta, ela diz: JA-BU-TI-CA-BA.
Eu viro e digo: Você quer jabuticaba?
Ela pergunta: O que é Ja-bu-ti-ca-ba?
Eu respondo: É um fruto, do tipo “berry”.

Ela olhou para mim. Abriu um sorriso. E imediatamente eu soube que uma conversa havia se estabelecido entre nós, já que ela havia entendido o conceito de “berry” (ok, o fato de ela ser fã de todo tipo de “berry” – amora / framboesa / morango – ajudou).

Sem que eu pudesse evitar, o seguinte pensamento me veio à mente: “engraçado como conceitos ajudam a transmitir uma mensagem. Independente de quem esteja do outro lado”.

Ahh, e não. Ela não queria jabuticaba. No final, ela estava mesmo apenas pensando em voz alta. ;o))

imagem-jabuticaba.jpg

Coleção de Camisetas “Deep Feelings” – Estampa # 3

Chama-se paz interior por um motivo. Porque ela está lá. Dentro de cada um de nós.

Tartaruga de Couro (símbolo da PAZ)
Profundidade: 1.280 m
Nome científico: Dermochelys coriacea

Paz = Espécie em extinção (Peace = Endangered species)

O preâmbulo da UNESCO diz: "uma vez que as guerras se iniciam nas mentes dos homens, é na mente dos homens e que devem ser construídas as defesas da paz". Ou seja, a paz deve ser defendida. Protegida. Pois é uma espécie em extinção.

A Tartaruga de Couro é, talvez, o animal mais "paz e amor" dos oceanos. Para quem assistiu ao filme "Procurando Nemo", é aquela tartaruga meio hipponga, meio surfista, que estava sempre de boa, tranqüilona. Infelizmente, ela é uma espécie em extinção. Assim como a paz nos nossos dias.

E também como a paz é um dos sentimentos mais profundos, a Tartaruga de Couro atinge profundidades que chegam a 1.280 m!

WhatsApp Image 2020-04-24 at 18.49.41 (1).jpeg

C’est Quoi L’idée ?

Meio filósofo, meio humanista, completamente genial. Por favor, uma salva de palmas para a saudosa lenda da publicidade, Philippe Michel.

"C'est Quoi L'Idée ? - Publicité, création et societé de consommation" (Qual é a idéia? – Publicidade, criação e sociedade de consumo) é um livro apresentado por Anne Thévenet-Abitbol (ex-Diretora de Planejamento Estratégico da agência francesa CLM BBDO), e nos traz os insights e os pensamentos do Sr. Michel sobre como a publicidade, bem como todas as empreitadas criativas, dependem, antes de mais nada e acima de tudo, da IDEIA.

Se você for um francófono, leia. Se não for, tente achar no seu idioma nativo. Se não encontrar, aprenda francês e leia.

Prometo que você não vai se arrepender. ;o))

Merci monsieur Michel.

9782841862719r.jpg