Paciência, Disciplina e Perseverança

Criamos essa estampa para você, que tem um sonho. E não descansa e nem mede esforços para realizá-lo

磨練 (Pīnyīn: Mó liàn)
Em tradução livre: “Auto-disciplina / Aprimorar habilidades / Treinar com persistência.”

學勤勞需要三年, 學懶惰只要三天
(Pīnyīn: Xué qínláo xūyào sān nián, Xué lǎnduò zhǐyào sān tiān)
Em tradução livre: “Aprender a ser diligente requer três anos; aprender a ser preguiçoso, bastam três dias.”

O que caligrafia chinesa, artes marciais e piano clássico têm em comum?

São atividades artísticas em que, para se atingir um MÍNIMO de proficiência, é preciso uma ENORME carga de 磨練 (Mó liàn). Grossíssimo modo, esse termo pode ser descrito como “uma combinação de paciência, disciplina e persistência”.

É sabido que crianças orientais são apresentadas a uma ou mais dessas artes desde cedo. E é aí que mora uma “aparente” contradição.

Quem conhece um pouquinho da cultura oriental (sobretudo a chinesa) sabe: são raríssimos os pais asiáticos que encorajam seus filhos a seguir uma carreira nas artes. Afinal, a verdade é que, por mais estereotípico que possa parecer, profissões como Medicina, Engenharia e Direito sempre figuraram (e continuam figurando) entre as mais valorizadas nas famílias asiáticas. Bom, se a possibilidade de uma carreira artística geralmente está fora de questão, então por que pais orientais exigem que seus filhos se dediquem com TANTO afinco a essas artes? 

Porque elas ensinam o valor da diligência.

Passar intermináveis horas lendo partituras ao piano. Sofrer com incontáveis lesões e quedas no tatame. Repetir inúmeras vezes o mesmíssimo ideograma. Sério... dá preguiça só de pensar! Ninguém merece! ;o) Somos os primeiros a admitir: dá uma mega preguiça! Mas é exatamente NESTE momento que temos de ser diligentes. Porque é neste momento que duas opções se apresentam para nós: ou permanecemos inertes, ou escolhemos progredir.

Esta estampa é para todos aqueles que escolhem a segunda opção: aquela que lapida nossos talentos.
Eleva nossos dons.
E fortalece nosso caráter.