Deixe Fluir

Uma linda mensagem para nos lembrarmos de levar a vida de um jeito mais calmo, leve e feliz. ;o)

順其自然
(Pīnyīn: Shùn qí zìrán)
Em tradução livre: “Deixe fluir / Deixe acontecer naturalmente”

De todos os provérbios que escolhemos para fazer parte dessa coleção, este é, sem dúvida, o mais complexo. O mais profundo. O mais rico em significado. O mais difícil de se colocar em prática. E o mais complicado de se definir. Então, ao invés de “forçar a barra” para achar uma única explicação, resolvemos, bem... deixar fluir. ;o)

Quando os chineses dizem 順其自然:

Significa não nos preocuparmos com coisas que não dependem de nós: por exemplo, o que as outras pessoas pensam da gente (alguém mais aí se identifica? ;o)). 
É o contrário de “dar murro em ponta de faca”.
É entender, com a consciência tranqüila, que “não era pra ser”.
É reconhecer, com o coração grato, que “era pra ser”.
Quer dizer “aceitar após tentar de tudo”; e não “se resignar sem sequer tentar”.
É quando “o santo bate”.
É quando “rola química”.
Tem a ver com aquela sensação de paz por saber que você deu seu melhor.
É viver de braços abertos; não cruzados.
É um lembrete de que a gente não pode controlar tudo.

A estampa mostra um pássaro planando sobre as ondas, em alusão aos dois únicos elementos da Natureza que fluem: o ar e a água. Estes elementos, quando estão em modo “corrente”, sempre seguem seu curso natural. Fluindo. Sem forçar. E quando encontram obstáculos, adaptam-se. Desviam. Mudam de direção. Mudam de ritmo. Mas continuam. Fluindo. Infalivelmente. Sem forçar. Até chegarem ao seu destino.

Seguir adiante, mas sem forçar. Com determinação, mas sem preocupação. Abrindo mão do controle, sem jamais perdê-lo. Entregando-se de corpo e alma à realização de um sonho, e entregando o resto pra Deus.

Essa é a mensagem que buscamos transmitir com nossa estampa, e que se aplica a todos nós: deixar fluir não é um convite para ficarmos parados, esperando sentados. 

É um convite para seguirmos em frente, esperando o melhor.