Medalha de Ouro
/Na semana passada, falamos sobre como a agência PRpepper, da Sérvia, conquistou o equivalente a um Career Grand Slam no vídeo no qual explicam o processo criativo por trás do design do logo do jogador Novak Djokovic.
Neste semana, achei que seria divertido se, mais uma vez, a gente misturasse os mundos do esportes e da criatividade, só que dessa vez, abordando as Olimpíadas. Mais precisamente, o emblema criado para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024.
Criado pela agência francesa Royalties-Ecobranding, o emblema é simplesmente uma obra de arte. É sublime: traz uma certa agressividade, sem perder a elegância. É divertido, mas clássico. Cheio de atitude, e ao mesmo tempo, acolhedor. E o melhor de tudo: não foi baseado na Torre Eiffel. Ele foi inspirado em outro símbolo francês. Mas não vou dar spoilers. Assistam e vocês vão descobrir.
Agora, vamos falar sobre o vídeo que foi criado para apresentar o emblema (que pode ser encontrado no canal oficial do Comitê Olímpico de Paris 2024). Na boa, aquele vídeo poderia ser considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo. Ok, tudo bem, nem tanto. Mas que ele é maravilhoso, isso ele é. ;o)
Ele é muito parecido com o vídeo criado pela PRpepper (embora fique claro que o de Paris contou com um orçamento de produção muito maior) no sentido em que ele explica o conceito por trás do emblema. Mas sobretudo, ao provar – mais uma vez – que com conceitos, sempre existe um porquê.
Visualmente, o ritmo acelerado e a trilha sonora poderosa mantêm nossos olhos grudados na tela. Em termos de texto, a narração cumpre impecavelmente a missão de destacar cada pedacinho de trabalho intelectual que foi necessário para desenvolver o design do emblema. O resultado é lindo e incrivelmente inspirador.
Se a PRpepper alcançou um Career Grand Slam com o logo de Djokovic, então não resta dúvidas de que a galera da Royalties-Ecobranding garantiu uma medalha de ouro olímpica com o emblema de Paris 2024.
Nossos mais sinceros aplausos para ambos!